top of page

Aprenda a tirar manchas de óleo das roupas

Seja com molhos de comida, respingos, tinta de caneta ou cozinhando, nas atividades cotidianas sempre há a possibilidade de manchar a roupa com algum resíduo.


Porém, o deslize não significa o fim da peça para sempre. Existem muitos produtos que ajudam com a remoção da sujeira. Agora você pode conferir dicas de como tirar mancha de óleo da roupa com ingredientes práticos encontrados em toda casa.





1. Seja rápido e tire o excesso com um papel toalha


Se você tiver a sorte de perceber a mancha de óleo no momento em que ela ocorre, seja ágil! Quanto mais tempo a mancha ficar na roupa, mais a gordura vai penetrar nas fibras e dificultar a limpeza.

A primeira providência é pegar um papel toalha e pressionar o tecido para tirar o excesso. O ideal é colocar um pedaço do papel de ambos os lados da roupa e apertar. Se não tiver papel toalha à mão, você pode usar um guardanapo ou pano seco limpo.


2. Antes de saber como tirar mancha de óleo da roupa, dê uma conferida na etiqueta

Existem truques caseiros que são muito eficientes quando o assunto é como tirar mancha de óleo da roupa, mas determinados tecidos são mais delicados e tem exigências de lavagem. É o caso de peças de couro, camurça, seda e lã, por exemplo, que podem precisar de limpeza a seco ou se danificarem com alguns produtos. Outros não podem com água quente.

Por sua vez, as roupas de fibras sintéticas e algodão são mais resistentes. De toda forma, não deixe de checar as instruções de lavagem. Outra dica valiosa é testar as soluções a seguir em uma pequena parte escondida do tecido e testar o efeito.


3. Polvilhe um pouco de talco, sal ou farinha na mancha


Essa dica funciona nas manchas recentes de óleo. Talco, farinha de trigo ou sal têm grande poder de absorção e podem ser uma ajuda valiosa para resolver o problema.

Espalhe um pouco de algum dos produtos sobre o local manchado e deixe agir por 5 a 10 minutos. Em seguida, você pode usar uma escova de dentes antiga para esfregar levemente o pó no tecido: a ideia é que ele contribua para reter o óleo que ainda não penetrou nas fibras.

Para finalizar, basta lavar com detergente ou sabão comum, priorizando a água quente. Atenção: o sal não é recomendado para as roupas mais delicadas.


4. Aposte em uma receita de detergente e bicarbonato de sódio


Esse truque é uma boa solução para as manchas mais antigas de óleo, que muitas vezes não se resolvem com a higienização na máquina de lavar. Vale notar que isso acontece porque o óleo já se aderiu ao tecido, e a umidade da água não surte efeito na remoção.

Para a receita, você vai precisar de:

  • detergente;

  • bicarbonato de sódio;

  • escova de dentes velha;

  • um pano;

  • água quente.

Primeiro, faça uma pasta com a mistura do bicarbonato com o detergente. Para medir a quantidade dos produtos, apenas calcule o necessário para cobrir toda a mancha. Depois, estique a peça em uma mesa ou superfície plana, posicionando-a em cima do pano (que irá absorver o óleo).

Espalhe a pasta que você fez na mancha e espere aproximadamente 15 minutos. Em seguida, utilize a escova de dentes para esfregar, com movimentos leves, a pasta na área desejada, tomando cuidado para não danificar o tecido. Para finalizar, lave a roupa em água quente (somente se o tecido permitir, é claro).

5. Invista no vinagre


Como o bicarbonato, o vinagre é outro coringa doméstico que pode facilitar a remoção dos mais diferentes tipos de manchas. Nesse sentido, esta é outra alternativa para salvar sua peça da sujeira de óleo!

No primeiro momento, aplique um pouco de vinagre no local e deixe agindo por alguns minutos. Depois, não tem mistério: basta lavar a peça normalmente com detergente ou sabão e esperar secar.

6. Aproveite o poder da acidez do limão


Em se tratando de como tirar mancha de óleo da roupa, é importante lembrar que, acima de tudo, estamos lidando com uma mancha de gordura. Nesse cenário, o limão tem um desempenho excelente porque tem alta acidez e “quebra” as moléculas desse tipo de sujeira e ajuda a desinfetar.

Vale lembrar, no entanto, que esse truque tem resultados melhores em manchas frescas!

Tudo o que você vai precisar é de um limão e detergente. O primeiro passo é aplicar o suco da fruta na mancha ou mesmo esfregar a polpa no local. Em seguida, esfregue o tecido com cuidado usando água quente e o detergente, até que a mistura (e a mancha) sejam eliminados.

Fique atento: não faça esse procedimento sob o sol. Evite também o contato com outros tecidos, porque você pode acabar provocando outras manchas!

7. Considere aplicar um tira-manchas



É possível que os truques caseiros não funcionem, especialmente se for uma mancha mais antiga e entranhada nas fibras. Nesse caso, se você ainda quiser resolver o problema em casa, é possível apostar nos produtos tira-manchas, que são especialmente desenvolvidos para esse fim.

Não deixe de seguir religiosamente as instruções do produto e também as recomendações da etiqueta da sua peça!

8. Não deixe a roupa secar ao sol e nem use o ferro de passar


Eis outro cuidado: após aplicar qualquer uma das dicas acima, não deixe a peça secar sob a incidência do sol e nem passe a ferro. Em ambas as situações, o calor só vai fixar a mancha de óleo na roupa, se ela ainda não tiver sido totalmente removida. Quando o tecido ainda está úmido, podemos ter a falsa impressão de que não há mais nada!

Para se precaver, faça a secagem sempre à sombra e espere que a roupa esteja totalmente seca antes de checar os resultados. Caso não tenha saído como o esperado, você pode repetir os processos acima.

Por fim, é fundamental destacar que uma remoção totalmente segura e eficaz da mancha só pode ser realizada na lavanderia. Nesses estabelecimentos, há especialistas em higienização nos mais diversos casos, que respeitarão as necessidades de cada tecido.


Se você gostou dessas dicas, compartilhe com seus amigos!!




 
 
 

Comments


bottom of page